sexta-feira, 13 de março de 2009

Documentário, blog e militares receosos

Em 2006, enquanto ainda cursávamos a graduação, tivemos a oportunidade de participar de um exercício de simulação de guerra (Cruzex III), realizado pela Força Aérea Brasileira - FAB na base de Anápolis (GO). Na operação conhecemos boa parte da equipe de comunicação da Aeronáutica que junto com as aulas de Comunicação Organizacional do nosso professor Henrique Tavares (oficial da reserva da Aeronáutica) nos motivou a realizarmos este trabalho. O blog é um projeto paralelo à produção de um documentário sobre o acidente ocorrido no Centro de Lançamento de Alcântara (MA), há quase seis anos.

Com o objetivo de produzir um vídeo documentário, optamos por apresentar algo diferenciado e que nos permita desenvolver novas possibilidades. O documentário será pioneiro em seu conteúdo, que visa o estudo de um case de crise. O projeto avaliará as medidas tomadas pela Assessoria de Comunicação da Aeronáutica brasileira durante a explosão ocorrida na base militar em Alcântara (MA), em 22 de agosto de 2003.

Este "produto" será apresentado como um um Trabalho de conclusão de Curso (TCC) da pós-graduação lato sensu em Assessoria em comunicação Pública, ao Instituto de Ensino Superior de Brasília - IESB e deverá ser um estudo importante ao assessor de comunicação, em especial por se tratar de uma instituição pública.

Com nossas câmeras rodando já foram feitas algumas entrevistas e logo começaremos a postar pequenos trechos das filmagens enquanto não finalizamos o processo de edição. Renata Gonzaga, Rede Globo, e Pedro Paulo (pepê), especialista em armamento e cobertura militar, já conversaram conosco e relataram a vivência da Crise em Alcântara.

Ainda serão realizadas várias entrevistas, incluíndo os oficiais da assessoria de comunicação da Aeronáutica, órgão responsável pela base militar. Por hora podemos dizer que o processo tem sido bastante instigante e que infelizmente temos esbarrado em um temor militar, que ainda não descobrimos do quê.

Será que temos outra crise pela frente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário